Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo fecha estável em Nova York na véspera da cúpula da OPEP

Os preços do petróleo terminaram estáveis nesta sexta-feira em Nova York, na véspera de uma reunião dos países exportadores no Cairo durante a qual não era esperado nenhum anúncio concreto sobre cortes de produção, em um mercado pouco animado devido ao feriado prolongado com o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

AFP |

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em janeiro foi negociado a 54,43 dólares, uma queda de apenas um centavo em relação ao fechamento de quarta-feira.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro ganhou 36 centavos, fechando em 53,49 dólares.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se reúne neste sábado no Cairo, mas segundo o analista Mike Fitzpatrick, da MF Global, "nenhuma medida será anunciada durante a reunião".

"Aqui no Cairo, vamos simplesmente preparar dados. Talvez haja uma decisão final na reunião de dezembro na Argélia", avisou Golam Hossein Nozari, o ministro iraniano do Petróleo, ao desembarcar no Cairo nesta sexta-feira.

"Como o cartel não está conseguindo conter a queda dos preços, ele provavelmente quer evitar minar sua credibilidade no mercado, atualmente focalizado na propagação da crise financeira ao resto da economia e em seu impacto da demanda do petróleo", analisou Fitzpatrick.

O mercado tem dúvidas sobre o efeito real das decisões da OPEP. Alguns países do cartel parecem relutar em aplicar completamente a redução da produção em 1,5 milhão de barris por dia decidida em outubro.

gmo/yw/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG