Tamanho do texto

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta quinta-feira em Nova York, em um mercado afetado pela nova queda da Bolsa e pela expectativa frustrada de medidas de recuperação suplementares na China.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em abril fechou a 43,61 dólares, uma queda de 1,77 dólar em relação ao fechamento de ontem.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em abril perdeu 2,48 dólares nesta quinta-feira, caindo para 43,64 dólares.

Os preços caíram após duas sessões de alta, de quase quatro dólares quarta-feira em Nova York, em um mercado que apostava em novas medidas de recuperação na China para sustentar a demanda de matérias-primas.

"Todo o entusiasmo ligado à China desapareceu, o mercado está muito decepcionado", resumiu Phil Flynn, da Alaron Trading.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, não anunciou nenhuma novidade, e a decepção teve reflexo no mercado.

O mercado também foi perturbado por uma nova queda em Wall Street, destacou Constanza Jacazio, da Barclays Capital.

"Muitos elementos têm influência sobre a psicologia do mercado", observou Flynn.

As preocupações com a economia persistiam nesta quinta-feira, na véspera de um relatório mensal sobre o emprego muito aguardado nos Estados Unidos. De acordo com os últimos números publicados, o número de novos desempregados se manteve em um nível muito elevado na semana passada.

bur/yw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.