Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo fecha em baixa; AIE tranqüiliza o mercado sobre o abastecimento

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta quinta-feira, depois de a Agência Internacional de Energia (AIE) mostrar-se disposta a recorrer a suas reservas estratégicas para compensar eventuais perdas de produção por causa da tormenta tropical Gustav.

AFP |

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro fechou em 115,59 dólares, em baixa de 2,56 dólares em relação à quarta-feira.

Os preços abriram o pregão em alta, quando Gustav ameaçava ganhar intensidade e converter-se em furacão a qualquer momento.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), Gustav se aproxima das costas da Jamaica. A tormenta deve atravessar depois o Golfo do México, que concentra um quarto das instalações de petróleo americanas, para chegar às costas de Texas e Louisiana na segunda-feira, prevê o NHC.

A "Agência Internacional de Energia anunciou que recorreria às reservas estratégicas de cru e produtos derivados para compensar as perdas da produção provocadas pelo furacão", explicou Andy Lipow, do Lipow Oil Associates, com sede em Houston, Texas (centro-sul).

Depois da passagem do furacão Katrina no final de agosto de 2005, a AIE havia coordenado um plano de emergência que previa colocar à disposição 2 milhões de barris diários durante 30 dias, provenientes dos estoques estratégicos dos 26 países membros da organização.

Segundo o analista, a tormenta Gustav poderia provocar uma redução de cerca de 1 milhão de barris de cru diários (b/d), o que corresponde a mais de 70% da produção total do Golfo do México (1,4 milhão de b/d).

A anglo-holandesa Shell começou a evacuar seu pessoal de suas plataformas no Golfo a partir de quarta-feira, e deverá ter retirado mais de 1.200 pessoas até o final de semana.

gmo/fga/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG