Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo fecha em alta em Nueva York, mas cotação continua baixa

Os preços do petróleo encerraram a sexta-feira em alta em Nova York, em um mercado ainda muito preocupado com o equilíbro da oferta e da demanda, principalmente com a forte queda das cotações registrada esta semana.

AFP |

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de WTI (West Texas Intermediate, o "light sweet crude" negociado nos Estados Unidos) para entrega em fevereiro terminou a 36,51 dólares, uma alta de 1,11 dólares em relação a quinta-feira.

Em Londres, o barril do tipo Brent para entrega em março perdeu 18 centavos, negociado a 47,50 dólares no fechamento da InterContinental Exchange. Os contratos de fevereiro expiraram na quinta-feira, com a cotação a 44,69 dólares.

"Por um lado, há aqueles que se concentram nas quedas de produção da Opep, mas, por outro, a Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu suas previsões, o que colocou os produtos derivados do petróleo sob pressão", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

A AIE revisou para baixo suas previsões sobre a demanda mundial de petróleo, calculando uma contração em 2009 semelhante à de 2008.

Na quinta-feira, a Opep também corrigiu para baixo suas previsões de demanda para o ano, num momento em que o mercado ainda se pergunta sobre a capacidade dos membros do cartel de se ajustar a cotas menores de produção anunciadas em várias ocasiões.

"O mercado continua orientado pelas previsões sobre a economia mundial em 2009. E a percepção é de que isso continuará ruim", estimou por sua vez Adam Sieminski, analista do Deutsche Bank.

mla/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG