Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo continua seu declínio com mercado focalizado na demanda

Os preços do petróleo continuaram seu declínio nesta quinta-feira em Nova York, com os investidores temendo que a degradação da economia provoque um novo recuo da demanda mundial do ouro negro em 2009.

AFP |

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do 'light sweet' para entrega em fevereiro caiu 93 centavos e fechou a 41,70 dólares, acumulando baixa de 6,88 dólares em duas sessões. Na quarta-feira, os preços do petróleo registraram sua maior queda diária desde setembro de 2001.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro perdeu 1,19 dólar, fechando a 44,67 dólares.

"O mercado vê a demanda cair nos Estados Unidos e está preocupado com um novo recuo do consumo mundial devido à situação econômica", explicou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

A rápida deterioração da economia provocou em 2008 o primeiro recuo do consumo mundial do ouro negro em 25 anos, e para alguns analistas, esta tendência pode se intensificar em 2009.

Nos Estados Unidos, o primeiro consumidor mundial de petróleo, as estatísticas semanais do ministério da Energia, publicadas na quarta-feira, mostraram um aumento dos estoques de produtos derivados do petróleo.

As reservas aumentaram em 6,7 milhões de barris na semana passada, os estoques de gasolina cresceram 3,3 milhões de barris e os de produtos destilados (diesel e combustível para calefação) tiveram alta de 1,8 milhão de barris, apesar do inverno.

O mercado se prepara para o pior na sexta-feira, dia da publicação das estatísticas mensais sobre o emprego no país.

Para o analista independente Ellis Eckland, "as más notícias estão acumulando no âmbito econômico", pressionando os preços do petróleo.

"Somente as tensões geopolíticas podem levar os preços para o alto no curto prazo, pois temos muito petróleo", comentou Phil Flynn, da Alaron Trading.

gmo/yw/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG