Os preços do petróleo recuaram nesta terça-feira em Nova York, após a alta de três dólares na véspera, em um mercado a espera da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, na próxima semana.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (light sweet crude) para entrega em janeiro fechou a 42,07 dólares, em baixa de 1,64 dólar sobre o fechamento de segunda-feira.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro perdeu 1,89 dólar, fechando a 41,53 dólares o barril no InterContinental Exchange.

"Provavelmente atingimos um piso até que o mercado veja o resultado da reunião da Opep", disse John Kilduff, da MF Global.

A Opep deve se reunir no dia 17 de dezembro, na Argélia, e adotar uma decisão capaz de "surpreender" os mercados, segundo a presidência do cartel.

O mercado, que esperava uma revisão da produção de 1 milhão de barris diários, está reavaliando suas previsões e antecipando agora uma redução de 2 mbd, segundo Ellis Eckland, analista independente.

O barril de petróleo já perdeu mais de 100 dólares em relação aos recordes de meados de julho, quando atingiu os 147 dólares.

mla/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.