Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo cai, de olho em programa nuclear do Irã

Os contratos futuros do petróleo, negociados em Londres e em Nova York, operam em queda na manhã de hoje, refletindo expectativas positivas para a sinalização do Irã de que está disposto a discutir as propostas alternativas apresentadas pelo Ocidente para seu programa de energia nuclear. Segundo o negociados iraniano Saeed Jalili, o Irã deverá responder hoje às propostas feitas pelas potencias mundiais para encerrar a disputa em relação a seu programa nuclear.

Agência Estado |

"A República Islâmica está preparada e apresentou uma resposta para a carta de seis países com uma visão construtiva e criativa e com foco no interesse coletivo", disse Jalili por telefone ao diretor de política externa da União Européia (UE), Javier Solana, segundo uma TV estatal. "A resposta da República Islâmica à carta dos ministros de relações externas dos seis países será entregue hoje", disse Jalili. A informação foi confirmada pela porta-voz de Solana, Cristina Gallach, acrescentando que Jalili afirmou que responderia "muito em breve".

A resposta do Irã diminui temores de que uma disputa em relação a seu programa de energia nuclear possa levar a um conflito armado e ao desequilíbrio da oferta de petróleo pelo Oriente Médio. Uma resposta era prevista para a semana que vem.

Além disso, o feriado nos Estados Unidos hoje, em comemoração ao Dia da Independência do país, diminui a liquidez. Hoje, mercados, bancos e órgãos do governo norte-americanos não abrem.

Às 9h35 (de Brasília), o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em agosto caía 0,80% para US$ 144,13 o barril, na sessão eletrônica da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês). Em Londres, o contrato futuro do petróleo tipo Brent com mesmo vencimento cedia 0,80% para US$ 144,91 o barril. Ontem, ambos contratos estabeleceram novos recordes de alta ontem. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG