Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras tem recorde de geração de energia a partir de térmicas a gás

RIO - A Petrobras bateu na última segunda-feira o recorde de geração de energia em termelétricas a partir de gás natural, com 3.302 megawatts médios.

Valor Online |

O volume destinado a essa geração foi de 18,36 milhões de metros cúbicos de gás. Os dados foram apresentados hoje, na Rio Oil & Gas, pela diretora de gás e energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, que acrescentou que outros 38,64 milhões de metros cúbicos foram destinados ao mercado não-térmico no dia 15.

Neste dia, o Brasil recebeu 30,14 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia, enquanto a produção nacional foi de 34,14 milhões de metros cúbicos. Em termos de energia elétrica, o recorde produzido a partir de térmicas a gás natural ainda é baixo perto do total de 52.412 MW médios verificados no mesmo dia em todo o Sistema Interligado Nacional.

Maria das Graças apresentou os dados para demonstrar a resposta rápida da empresa ao corte de parte do volume enviado diariamente pela Bolívia ao Brasil. Segundo ela, o acionamento do plano de contingência da empresa evitou que os consumidores brasileiros sentissem o corte de cerca de 15 milhões de metros cúbicos no dia 11, quatro dias depois de a estatal acionar o plano de contingência.

" O gás já estava sendo compactado, despachamos algumas térmicas por ordem de mérito e não por ordem econômica e contingenciamos o uso do gás nas refinarias " , explicou Maria das Graças, acrescentando que, devido ao corte, a média de envio de gás da Bolívia para o Brasil, que era superior a 31 milhões de metros cúbicos por dia, caiu para 28,5 milhões de metros cúbicos diários.

"(Rafael Rosas | Valor Online)"

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG