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Petrobras sobe exportação para tentar evitar déficit em 2008

RIO - A área de Abastecimento da Petrobras está fazendo um esforço concentrado para tentar fechar o ano com balança comercial positiva.

Reuters |

 

O recorde de exportação anunciado na segunda-feira, segundo o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, já é resultado desse esforço.

"Temos uma série de ações em andamento para atingir (o superávit) e o recorde de exportação é uma delas, estamos buscando novos mercados, novos refinadores", disse Costa a jornalistas nessa sexta-feira.

Ele afirmou que apesar do recorde de exportação de outubro, de 574 mil barris por dia de petróleo, a demanda interna não está demonstrando recuo, com crescimento médio no ano entre 3,5% e 4%.

"A média do ano vai ser positiva, é nossa intenção", garantiu Costa, sem saber informar quanto era o déficit até outubro. "Ainda estamos fazendo as contas", justificou.

Apesar de ter tornado o país auto-suficiente em petróleo, a Petrobras precisa importar diesel no mercado internacional, o produto com maior peso para o déficit comercial.

Somente no primeiro trimestre deste ano, o déficit entre exportações e importações da empresa somava US$ 775 milhões.

Diesel mais caro

Em 2009, para cumprir determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a Petrobras terá que importar 1,8 milhão de metros cúbicos de diesel de melhor qualidade, com valor 10% maior do que o diesel comum, o que deverá pesar ainda mais na balança da companhia.

A importação será necessária porque a empresa só vai começar a produzir em 2012 o diesel menos poluente --com emissão de 50ppm (partes por milhão de enxofre) contra a emissão de 500 ppm atualmente. Também apenas em 2012 existirão motores adaptados ao novo diesel no país.

"É querer tapar o sol com a peneira achar que só com combustíveis e motores adequados vamos ter melhor qualidade de ar, tem que ter inspeção veicular, sistema viário adequado, planejamento de frota", disparou Costa, visivelmente contrariado com a obrigatoriedade imposta pelo Conama, órgão do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o diretor, mesmo com a importação de diesel em 2009, a redução da poluição será mínima, já que não existem motores para receber o produto.

"Em motores adaptados a redução é da ordem de 70%, mas nos motores comuns cai para 5%, 10%", explicou.

O primeiro uso do diesel menos poluente será em janeiro de 2009 nas frotas de ônibus do Rio de Janeiro e São Paulo, o que será estendido em maio para Fortaleza, Recife e Belém.

Em agosto será a vez dos ônibus de Curitiba, e em janeiro de 2010 receberão o novo combustível Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

Em acordo com o Conama, a Petrobras também se comprometeu a reduzir de 2 mil ppm para 1.800 ppm o diesel usado no interior do país em 2009, que corresponde a 73% do consumo. Em 2014, todo o diesel do interior emitirá 500 ppm, segundo Costa.

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