Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras quer perfurar 11 poços no pré-sal em 2009

O gerente-geral da unidade de negócios de exploração e produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, afirmou nesta terça-feira que a estatal petrolífera planeja perfurar 11 poços na camada do pré-sal, localizada em uma área abaixo do leito marinho, em 2009, entre poços pioneiros e de extensão. Para este ano, a Petrobras pretende perfurar sete poços, entre eles Júpiter - onde a companhia procura confirmar a existência de óleo além do gás já encontrado - Guará, Taquari e Ilhabela.

Agência Estado |

O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram no subsolo do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros. A Petrobras é líder em pesquisa e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O óleo está em uma área muito profunda, sob uma camada de sal, abaixo do leito marinho.

Para cumprir o cronograma planejado para o próximo ano, Marcusso disse que a Petrobras espera a chegada de três novas sondas de perfuração em 2009. Todas elas serão destinadas ao pré-sal. Ainda este ano, segundo ele, devem chegar ao Brasil outras quatro novas sondas, porém todas com capacidade para explorar reservas localizadas em até 700 metros de profundidade. O executivo inclui nessa conta a sonda que será transferida da região do Golfo do México para a Bacia de Santos.

Até 2011, a Petrobras planeja contar com 20 novas sondas de perfuração, sendo 14 delas destinadas para a área do pré-sal.

Leia mais sobre Petrobras

Leia tudo sobre: petrobras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG