Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras: produção no pré-sal começa hoje, em Jubarte

A Petrobras comunicou que realizou hoje a produção do primeiro óleo na camada pré-sal, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo. De acordo com a empresa, o potencial de produção do primeiro poço é de 18 mil barris por dia e seu desenvolvimento tem como principal finalidade ampliar o conhecimento sobre as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro.

Agência Estado |

Conforme a estatal, as características do óleo leve do pré-sal exigiram investimentos de cerca de U$ 50 milhões em adaptações na planta de processo da plataforma, na completação do poço 1-ESS- 103A e interligação do poço com o FPSO JK (plataforma P-34). A produção começa com um Teste de Longa Duração (TLD), com o objetivo de observar e analisar as condições do óleo do pré-sal, tanto no reservatório quanto na unidade de processo da plataforma. De acordo com a Petrobras, o teste deve durar de seis meses a um ano.

O FPSO JK (P-34) produz petróleo no campo de Jubarte desde dezembro de 2006, no reservatório localizado acima da camada de sal. De acordo com a empresa, o fato de a plataforma se situar a apenas 2,5 km do poço exploratório 1-ESS-103A, descobridor de óleo no pré-sal, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d'água de 1.375 metros, possibilitou a antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo.

A Petrobras divulgou que nos últimos dois anos investiu aproximadamente R$ 1,7 bilhão na perfuração de 15 poços que atingiram as camadas pré-sal. Segundo a empresa, oito já foram testados e indicaram presença de petróleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado, mas os poços ainda não tiveram declarada a comercialidade, pois estão em fase de avaliação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG