Tamanho do texto

A Petrobras teve participação na metade dos blocos arrematados hoje no leilão da ANP, no Rio. Dos 130 blocos licitados, 54 foram arrematados, sendo 27 com participação da Petrobras.

Dos 27 blocos que arrematou, a empresa teve parcerias em dez, com as empresas Partex ou Petrogal. Os bônus totais pagos pela companhia totalizam R$ 39,9 milhões, dos R$ 89,4 milhões totais de bônus da 10ª Rodada de Licitação.

O gerente-executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Francisco Nepomuceno Filho, disseque a estatal conseguiu cumprir todos os seus objetivos na 10ª Rodada. Segundo Nepomuceno, nas bacias de Sergipe-Alagoas e Potiguar a estratégia foi arrematar blocos no entorno de descobertas recentes. Na Bacia do Amazonas, a Petrobras pretende explorar a mesma estrutura geológica onde já tem dois campos de gás chamados Azulão e Japiim. Já na Bacia dos Parecis, a Petrobras pretende investir para conhecer melhor a região, que é estreante em leilões da ANP. Nepomuceno lembrou que antes do fim do monopólio a estatal já havia perfurado um poço nessa bacia, encontrando indícios de gás natural. Os trabalhos porém foram abandonados por causa do baixo valor de gás natural da época.