Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras não descarta antecipar piloto de Tupi

RIO - O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, afirmou que a empresa estuda a possibilidade de antecipar a entrada em produção do projeto-piloto do campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. O executivo não quis precisar para que data o piloto, marcado inicialmente para entrar em operação em dezembro de 2010, poderá estar em condições para produzir óleo.

Valor Online |

"A gente está fazendo tudo para antecipar. Dentro desse grupo do pré-sal, uma das coisas em estudo é antecipar o piloto", comentou Estrella que participou de café da manhã com jornalistas. "Não temos como antecipar [quando entrará em operação] porque a data de dezembro de 2010 já é uma data desafiadora", acrescentou.

Pelo cronograma para o campo de Tupi, a empresa iniciará o teste de longa duração (TLD) em março de 2009, com a previsão de produção de 30 mil barris diários de petróleo. Para o piloto, a produção deverá pular para 100 mil barris diários.

O campo de Tupi foi o primeiro a ter as estimativas de volumes recuperáveis anunciadas dentro do pré-sal da bacia de Santos. Segundo a estatal, o campo, que possui em sociedade com a portuguesa Galp e a britânica BG, tem volumes recuperáveis estimáveis entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de óleo-equivalente.

Estrella revelou ainda que a companhia fará esforços para antecipar para 2009 a produção de dois novos poços no reservatório de pré-sal do campo de Jubarte, no litoral capixaba da Bacia de Campos. Jubarte tem atualmente um poço com produção de petróleo do pré-sal, o primeiro poço em produção no pré-sal brasileiro.

Jubarte possui outros poços com produção no pós-sal e a Petrobras decidiu iniciar ali a produção de petróleo no pré-sal como forma de testar e acumular conhecimento sobre a região. Estrella explicou que este poço produz 14 mil barris diários.

O diretor afirmou que o mais provável é que os dois novos poços no pré-sal de Jubarte entrem em operação apenas em 2010.

"Tentaremos iniciar a produção ainda em 2009, mas com certeza eles já estarão produzindo em 2010. Estudamos antecipar a produção de óleo no Parque das Baleias (onde fica Jubarte) para o máximo possível", observou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG