SÃO PAULO - A Petrobras assinou hoje um acordo com a Ecopetrol, da Colômbia, para parceria em futuros negócios no Brasil, na Colômbia ou em outras regiões de interesse mútuo. As duas empresas estudarão oportunidades na exploração e produção de petróleo e nas atividades de downstream.

O memorando assinado hoje pelos principais executivos das duas companhias prevê a possibilidade de atuação conjunta tanto na exploração de campos de petróleo em que elas já estejam operando, como também em futuros leilões de novos blocos. Oportunidades de negócio em refino, transporte, distribuição, indústria petroquímica e biocombustíveis também serão avaliadas. Em 2000, a parceria entre a Petrobras e a Ecopetrol rendeu a descoberta do Campo de Guando.

A Petrobras prevê investimentos na Colômbia de US$ 361 milhões no período de 2008 a 2012, sendo que entre 2002 e 2007, já injetou US$ 452,5 milhões na região. A Petrobras atua na Colômbia desde 1972 sendo que, nos últimos anos, se destacou adquirindo ativos de distribuição e comercialização de combustíveis no país. Também comercializa na região sua linha lubrificantes Petrobras Lubrax.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.