Tamanho do texto

A Petrobras assinou um acordo de cooperação com a companhia italiana de petróleo e gás natural Eni, nas áreas de biocombustíveis e petróleo pesado. Como parte do acordo, assinado durante o World Petroleum Congress, a Eni desenvolverá projetos de biocombustíveis com a Petrobras ao redor do mundo e fornecerá à estatal brasileira sua tecnologia de processamento de petróleo pesado.

acordo surge em meio às recentes descobertas de reservas potencialmente gigantes no Brasil. A Eni e outras companhias estrangeiras estão dispostas a auxiliar no processamento do petróleo. O executivo-chefe da Eni, Paolo Scaroni, afirmou, porém, que ele não tem ilusões de que a empresa italiana terá acesso às descobertas no Brasil.

A tecnologia da Eni permite a conversão do petróleo pesado, como o do tipo encontrado no Brasil, em óleo leve. O acordo também marca as intenções da companhia italiana de expandir sua presença em biocombustíveis e particularmente em etanol. Será a primeira vez que a Eni trabalhará em biocombustíveis com outra grande companhia petrolífera. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.