Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras estima reservas de até 4 bilhões de barris no campo de Iara

RIO - A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que as reservas do campo de Iara, na Bacia de Santos, podem chegar a 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural. O campo de águas ultraprofundas fica na Bacia de Santos. Tupi tem reservas estimadas de 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural.

Redação com Valor Online |

Acordo Ortográfico

A quantidade de óleo estimada em Iara corresponde a um terço das reservas totais de petróleo do País.

A estimativa foi possível com a conclusão da perfuração do poço 1-BRSA-618-RJS. O bloco BM-S-11 tem participação de 65% da Petrobras, 25% do BG Group e de 10% da Galp Energia.

Quando do anúncio da descoberta de óleo leve em 07 de agosto de 2008 em Iara, o poço ainda encontrava-se em perfuração na busca de objetivos mais profundos. Estes objetivos foram alcançados e a qualidade e a espessura porosa dos reservatórios portadores de óleo revelaram-se melhores que as expectativas iniciais, diz o Fato Relevante enviado pela Petrobras à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A nova descoberta, comunicada nesta quarta-feira à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou a existência de óleo leve, com densidade entre 26° e 30°API, numa área de cerca de 300 quilômetros quadrados e a cerca de 230 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 2.230 metros. A profundidade final atingida foi de 6.080 metros.

Leia mais sobre petróleo

Leia tudo sobre: petrobras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG