Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras encontra mais óleo leve no pré-sal do ES e acelera estudos

SÃO PAULO/RIO (Reuters) - A Petrobras informou nesta sexta-feira que concluiu a perfuração de dois novos poços na seção pré-sal do litoral do Espírito Santo e comprovou expressiva descoberta de óleo leve (30 graus API) na área denominada Parque das Baleias. A descoberta de reservas recuperáveis de 1,5 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente nos dois poços fez com que a empresa decidisse acelerar os estudos para produção do óleo localizado na camada pré-sal do Espírito Santo, onde já está sendo realizado um Teste de Longa Duração (TLD) desde setembro.

Reuters |

Até agora já foram perfurados seis poços na seção pré-sal do Espírito Santo, todos eles com sucesso. Com as novas descobertas, o volume total de óleo estimado na área do Parque das Baleias, incluídos os reservatórios localizados acima e abaixo da camada de sal, já chega a aproximadamente 3,5 bilhões de boe.

"O volume recuperável das descobertas, feitas em reservatórios do pré-sal localizados abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte é estimado entre 1,5 e 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe)", declarou a empresa em um comunicado.

A descoberta eleva para uma faixa entre 9,5 e 14 bilhões de boe o potencial da reservas já conhecidas do pré-sal, uma região de cerca de 800 quilômetros que vai da costa do Espírito Santo à Santa Catarina, volume que dobraria as reservas brasileiras.

Outros reservatórios já foram comprovados no campo de Tupi e Iara, na bacia de Santos, com potenciais entre 5 e 8 bilhões de boe no primeiro e entre 3 e 4 bilhões de boe no segundo.

O Parque das Baleias foi o primeiro a produzir óleo na chamada camada pré-sal, beneficiado pelo fato da espessura da placa de sal ser menor do que em Santos. Enquanto em Santos a camada pré-sal tem cerca de 2.000 metros, no Espírito Santo tem cerca de 200 metros.

(Reportagem de Alberto Alerigi e Denise Luna)

Leia tudo sobre: petrobraspré-sal

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG