Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras é primeira em índice ético de suíços na área de petróleo

GENEBRA - A Petrobras é apontada como a companhia com melhor reputação ética entre as multinacionais do petróleo e gás, num índice anual publicado hoje na Suíça. Só outra companhia brasileira aparece entre 541 multinacionais: a Vale, que fica em oitavo lugar entre as dez primeiras na área de mineração.

Valor Online |

O índice anual de ética foi publicado pela empresa suíça Covalence, que há quatro anos mede responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, investimento ético e reputação das companhias como maior capitalização nas bolsas.

Assim como existem Moody´s ou Fitch para classificar risco-país, a Covalence quer ser a agência de classificação social das empresas. Ela baseia seu índice em informações publicadas na Internet, originárias de oito mil fontes em inglês, francês, alemão e espanhol.

Essas informações são julgadas positivas ou negativas por uma equipe de analistas seguindo 45 critérios, como impacto ambiental da produção, promoção social, gestão de detritos, informação ao consumidor, inovação ecológica de produtos, presença internacional, riscos ambientais, padrões trabalhistas, política anticorrupção.

Segundo o diretor da Covalence, o índice vem sendo usado pelas próprias companhias, e é divulgado no setor financeiro pelas agências Bloomberg, Thompson e Reuters.

Este ano, o índice global de ética aponta como líderes este ano o banco britânico HSBC, a companhia americana Intel e a britânica-holandesa Unilever.Enquanto a situação da maioria dos outros bancos internacionais caiu, inclusive por causa das 293 mil demissões anunciadas no rastro da crise, o HSBC se sai bem, anunciando projetos ambientais e inovadores, segundo a empresa.

Entram na lista das dez primeiras a Xerox (5º), General Electric e DuPont (10º), substituindo IBM , Hewlett-Packard e Toyota.

A Petrobras aparece como líder entre as companhias de petróleo e gás, seguida pela canadense Suncor Energia e pela StatoilHydro da Noruega. No ano passado, Petrobras tinha ficado em sétimo lugar, que agora ficou com a BP britânica, que justamente tinha sido a líder em 2008. Globalmente, a Petrobras foi classificada em 38º posição na lista de 541 multinacionais mais éticas.

O diretor da Covalence explicou que os dados foram levantados até o mês de novembro. Portanto, não levou em conta a exclusão da Petrobras do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) - índice financeiro para empresas que minimizam os impactos ambientais de suas ações -, por causa da polêmica sobre enxofre na gasolina. A Petrobras se retirou depois do Instituto Ethos.

Quanto a Vale, globalmente ficou em 201 posição. E no setor de mineração, sua posição é bem atrás das concorrentes como Alcoa, Rio Tinto e AngloAmerican, mas melhorou suas posições.

(Assis Moreira | Valor Econômico, para Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG