Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PETROBRAS diz que retoma produção da P-34 na 4a feira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou no final da tarde desta terça-feira que a produção da plataforma P-34, suspensa desde domingo, voltará ao normal até o meio-dia de quarta-feira. A empresa não explicou o motivo da demora do retorno, anunciado anteriormente para ocorrer na segunda-feira.

Reuters |

A unidade foi desligada depois que uma pressão descontrolada na válvula de bloqueio da unidade causou uma rajada de petróleo e água, acarretando na morte de um funcionário da UTC Engenharia, empresa que presta serviços para a Petrobras. Outros dois funcionários também ficaram levemente feridos.

"A P-34 já iniciou os condicionamentos para a retomada da produção, o que deverá ocorrer amanhã, dia 7, pela manhã, até as 12 horas", informou a companhia em nota, sem dar detalhes.

A P-34 opera no campo de Jubarte, na bacia de Campos, em frente ao Estado do Espírito Santo. Antes do acidente produzia média de 40 mil barris diários, sendo 15 mil barris extraídos da camada pré-sal desde setembro do ano passado.

A P-34 foi a primeira plataforma a produzir no pré-sal, uma extensa área com reservatórios gigantes de petróleo e gás natural que se estende pela costa brasileira do Espírito Santo a Santa Catarina e pode colocar o Brasil entre os grandes produtores nos próximos anos.

Em 2002, a mesma unidade, que já produzia petróleo na camada pós-sal, havia adernado 40 graus em menos de meia hora devido a uma pane elétrica que desequilibrou a plataforma.

As ações preferenciais da Petrobras encerraram o dia em alta de 1,39 por cento, cotadas a 25,45 reais. O Ibovespa subiu 1,98 por cento.

(Por Denise Luna)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG