RIO - A Petrobras assinou hoje dois memorandos de entendimento e um contrato de venda de 60 mil a 100 mil barris de petróleo por dia para a Unipec Asia Co. Ltd., subsidiária da China Petrochemical Corporation (Sinopec).

"Os memorandos de entendimento têm o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e o comércio entre as duas nações. Preveem também uma cooperação estratégica que, sob a coordenação dos respectivos governos, identificará oportunidades de negócios baseadas em benefícios mútuos", diz a nota divulgada pela Petrobras.

De acordo com a estatal brasileira, um dos memorandos de entendimento abre possibilidade para que o China Development Bank (CDB) conceda financiamento à Petrobras, com a opção da China comprar petróleo da empresa. A Petrobras também espera fechar parcerias para o desenvolvimento de projetos e para a prestação de serviços e fornecimento de materiais e equipamentos pelas companhias chinesas.

Outro memorando, assinado com a PetroChina, prevê a venda de 40 mil a 60 mil barris de petróleo por dia da Petrobras para o país asiático.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.