Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petrobras assina acordos internacionais para prospecção no Atlântico Sul

Buenos Aires, 10 dez (EFE).- A companhia petrolífera Petrobras, a hispano-argentina Repsol YPF e a anglo-argentina Pan American Energy assinaram hoje três acordos para realizar atividades de prospecção conjunta no Atlântico Sul.

EFE |

Mediante um desses convênios se constituiu uma sociedade conformada 33% pela Petrobras Energia, filial argentina do grupo brasileiro, e 67% pela YPF, que será a firma operadora das atividades de prospecção no Golfo San Jorge, no Mar Argentino.

A prospecção será iniciada no Bloco CGSJ Marina 01, a 30 quilômetros do litoral da cidade argentina de Comodoro Rivadavia, em águas do Mar Argentino, em uma extensão de 1.320 quilômetros quadrados, precisou a Petrobras em comunicado.

"As perfurações serão feitas a uma profundidade média de 100 metros. Está previsto perfurar quatro poços no período 2008-2009 a um custo total aproximado de US$ 120 milhões", acrescentou a companhia petrolífera.

Outro dos acordos foi assinado por Petrobras Energia, YPF e Pan American Energy para a prospecção e eventual exploração conjunta dos blocos CAA-40 e CAA-46, localizados na bacia Malvinas, cerca de 200 quilômetros da ilha Terra do Fogo.

Da união de empresas, 67% corresponde a YPF - filial argentina de Repsol - e Pan American Energy em partes iguais, e os 33% restantes a Petrobras Energia.

"Entre 2009 e 2010 está prevista a perfuração de dois poços exploratórios com um investimento estimado de US$ 100 milhões (...) em águas com uma profundidade média de 500 metros", assinalaram as companhias.

Caso seja bem-sucedida a etapa de prospecção, "se estima que haverá significativos investimentos para desenvolver essas reservas marítimas", frisaram as firmas.

O terceiro acordo, assinado por YPF, Petrobras Brasil e Petrobras Energia, prevê a prospecção conjunta "costas afora" no litoral do Atlântico Sul, em uma zona que vai do paralelo de 30 graus, ao sul da cidade do Porto Alegre, até o paralelo de 60 graus, ao sul da Terra do Fogo. EFE nk/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG