São Paulo, 16 nov (EFE).- A Petrobras anunciou hoje a descoberta de uma jazida de petróleo leve com um volume estimado de 25 milhões de barris na Bacia de Campos, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Em comunicado, a companhia divulgou que a descoberta foi feita perto do campo de Marimbá, razão pela qual "já existe infraestrutura de produção instalada" no local, o que permitirá a entrada em operação antes de agosto de 2010.

O petróleo leve descoberto tem densidade de 29 graus API (medida internacional de referência), que tem maior valor comercial do que o médio e pesado extraído tradicionalmente no Brasil.

Segundo a Petrobras, a descoberta é fruto da "estratégia de intensificar a prospecção de novas áreas próximas a unidades já instaladas" e da "aplicação de novas técnicas de interpretação de dados sísmicos".

O presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, disse durante um seminário no Rio de Janeiro que a companhia superará os investimentos de R$ 60 bilhões previstos para este ano.

Gabrielli também afirmou que a Petrobras se dispõe a fechar 2009 com uma produção média diária de 2,05 milhões de barris de petróleo.

"Existe uma margem de erro nessa meta. É possível que a produção fique 2,5% acima ou abaixo desse nível, mas estaremos nessa faixa", disse. EFE az/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.