Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Pesquisa mostra que republicanos são vistos como responsáveis pelo fracasso do plano de resgate

Cerca de nove em cada 10 norte-americanos temem que o fracasso do plano de resgate financeiro agrave a crise, enquanto que 44% deles culpam os republicanos pela rejeição do projeto, segundo uma pesquisa do Washington Post e da ABC News publicada nesta terça-feira.

AFP |

Dos eleitores consultados, 88% se declararam preocupados com a possibilidade de a rejeição do plano de resgate na Câmara de Representantes agravar a crise financeira, inclusive 51% deles se disse "muito preocupado".

A pesquisa indica ainda que 44% dos consultados atribuem a rejeição do plano na votação de segunda-feira na Câmara de Representantes aos republicanos, enquanto que 21% culpam os democratas.

O plano do secretário do Tesouro, Henry Paulson, de 700 bilhões de dólares de ajuda às instituições financeiras, foi rejeitado pela Câmara com 228 votos contra e 205 a favor, devido sobretudo à oposição ao projeto de uma maioria republicana de parlamentares.

Os eleitores interrogados permanecem, no entanto, divididos sobre o conteúdo do plano, 45% o apóiam e 47% o desaprovam. Os eleitores republicanos são mais a favor do plano que os democratas (55% contra 42%).

Dos consultados, 61% acreditam que o plano de Paulson é insuficiente para aliviar os "americanos comuns".

O presidente George W. Bush é visto como responsável pela situação financeira atual por 25% dos consultados, enquanto que 18% responsabilizam as mesmas instituições financeiras, 8% o governo e 8% o Congresso, de maioria democrata.

Já 52% definem a situação atual como uma "crise", enquanto que 43% se negam a usar o termo e preferem classificá-la de "problema sério".

Enquanto que 53% dos eleitores se declaram pessimistas quanto ao futuro econômico dos Estados Unidos, 61% se mantêm otimistas em relação a sua situação financeira pessoal.

A pesquisa foi realizada na segunda-feira à noite com 424 eleitores e sua margem de erro é de 5 pontos para mais ou para menos.

aje/dm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG