Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Pesquisa mostra que mamona enriquece ração animal

Normalmente usada como adubo orgânico - é rica em nitrogênio, fósforo e potássio - ou como nematicida em cultivos de hortaliças, a torta de mamona, subproduto obtido a partir da extração do óleo de mamona, está sendo estudada para virar ingrediente de ração animal. A pesquisa, que faz parte do Projeto Biodiesel, da Embrapa, está sendo conduzida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Agência Estado |

De acordo com o engenheiro de alimentos José Luis Ramirez Ascheri, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o uso da torta de mamona em ração para animais de médio e grande porte - bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves - é alternativa vantajosa do ponto de vista econômico e social.

"É uma possibilidade de agregar valor ao cultivo da mamona, feito, geralmente, por pequenos e médios agricultores. Outra vantagem é que ela barateia custos com a dieta animal, uma vez que substitui, com eficiência, a torta de soja", afirma. Para tornar viável e segura a ração feita com a torta, explica Ascheri, deve-se neutralizar as substâncias tóxicas presentes nas sementes da mamona. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG