Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Peru e Coréia do Sul anunciam negociações para tratado comercial

Lima, 21 nov (EFE) - Peru e Coréia do Sul anunciaram hoje que iniciarão negociações para a assinatura de um Tratado de Livre-Comércio (TLC) bilateral.

EFE |

O anúncio foi feito pelos presidentes Alan García, do Peru, e Lee Myung-bak, da Coréia do Sul, que mantiveram uma reunião de trabalho, acompanhados de vários ministros, no Palácio do Governo de Lima.

García destacou que a visita do presidente sul-coreano permitiu aos países iniciar um projeto de associação e as negociações para uma futura assinatura do TLC.

"Compartilhamos nosso ponto de vista sobre o desenvolvimento do comércio internacional e compartilhamos a idéia de que esta é uma crise de crescimento e relançamento econômico do mundo", afirmou, ao comentar o tratado em entrevista mantida previamente.

O líder peruano afirmou ainda que o Governo apóia "firmemente a vontade de reunificação da Coréia e o direito da Coréia de se desenvolver sem nenhum tipo de ameaça nuclear".

"Esta é nossa convicção", disse.

Lee, que participa de Lima na cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), manifestou seu "mais profundo agradecimento por esta calorosa bem-vinda", e disse que conversou com García sobre "quase todos os temas".

"Essa idéia que compartilhamos exatamente me dá muita satisfação, coincidimos em que podemos impulsionar o crescimento econômico do mundo com uma economia de mercado e não protecionismo", afirmou.

O presidente sul-coreano expressou também "admiração e apreço" por o Peru "estar alcançando um crescimento econômico deslumbrante reduzindo seu número de pobres sob (um Governo com) a estabilidade política".

Ao fim da reunião de trabalho, García condecorará Lee com a Ordem El Sol do Peru, no Grau de Grande Cruz com Brillantes, e depois dará um almoço em sua homenagem.

Segundo a informação oficial, durante a visita, o presidente sul-coreano oficializou a doação de um sistema de informática e de segurança para o escritório presidencial peruano.

Dados oficiais indicam que a troca comercial entre Peru e Coréia do Sul alcançou em 2007 um total de US$ 1,364 bilhão, um número recorde na história das relações bilaterais.

García disse que a Coréia do Sul é um "vigoroso centro de crescimento e de transformação social", enquanto Lee qualificou de "admirável" o crescimento da economia peruana, que chegou a 9% em 2007 e, segundo o Governo, vai alcançar 9,4% este ano. EFE dub/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG