Tamanho do texto

A China anunciou hoje uma política mais flexível no câmbio do yuan, o que permitirá a valorização da moeda do gigante asiático

A China anunciou hoje uma política mais flexível no câmbio do yuan, o que permitirá a valorização da moeda do gigante asiático com relação ao dólar. A decisão anunciada de surpresa também indica que a apreciação que Pequim permitirá de sua divisa será gradual.

"Dada à recente situação econômica dos mercados nacional e internacional e do balanço de pagamentos chineses, o Banco do Povo da China decidiu avançar na reforma do regime de câmbio e aumentar a flexibilidade da taxa de câmbio", disse o banco central em comunicado postado no site.

No texto divulgado na internet na última hora de hoje, o regulador chinês utiliza a palavra oficial "renmimbi" (literalmente "moeda do povo") em lugar de "yuan", como é conhecida popularmente a moeda nacional.

A declaração da autoridade monetária chinesa é muito diferente do tom das recentes expressões de membros do governo, que negaram mudanças na política cambial do yuan (moeda não conversível) e se opuseram às pressões internacionais dos países que consideram que Pequim a mantém artificialmente baixa para favorecer suas exportações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.