Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

PepsiCo registra 1ª queda anual nas vendas de bebidas nos EUA

Nova York, 13 fev (EFE).- A PepsiCo, a segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, registrou faturamento 9% menor em 2008, um ano extremamente difícil, segundo a firma, e o primeiro no qual observa uma queda anual no volume de vendas dos produtos nos Estados Unidos.

EFE |

A companhia, com sede no estado de Nova York, informou hoje que, em 2008, teve faturamento de US$ 5,142 bilhões (US$ 3,21 por ação), uma queda de 9% em relação ao ano anterior, em parte devido ao fortalecimento do dólar e aos gastos com reestruturação.

Somente no quarto trimestre, quando contabilizou US$ 908 milhões em gastos com reestruturação, o faturamento desabou 43% frente a um ano antes e ficou em US$ 719 milhões (US$ 0,46 por ação).

"A agilidade operacional da PepsiCo e sua disciplinada execução deram sólidos resultados em um ano extremamente difícil", assegurou a presidente e conselheira delegada da companhia, Indra Nooyi, ao apresentar os resultados.

O faturamento da empresa, dona de marcas como Pepsi-Cola, Frito-Lay, Gatorade e Quaker, aumentou 10% em 2008 (até US$ 43,251 bilhões), mas, na reta final do ano, o crescimento foi de 3% (US$ 12,729 bilhões).

Nos Estados Unidos, seu principal mercado, o volume de vendas de refrigerantes caiu 6%, afetado pela recessão econômica e pela tendência à queda da demanda por bebidas gaseificadas, o que foi compensado por seu negócio no exterior. EFE mgl/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG