Tamanho do texto

WASHINGTON - A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que o pacote econômico aprovado nesta sexta-feira no Congresso vai ajudar na recuperação da classe média dos Estados Unidos.

"Estamos em uma situação que tem ramificações terríveis para a classe média. E nós queremos evitar isso", afirmou Nancy Pelosi.

"Nós temos que construir uma economia com o foco na classe média. Os especuladores de Wall Street não poderão mais colocar em jogo os ganhos da população dos Estados Unidos", afirmou Pelosi.

Pelosi reforçou que a aprovação veio após um esforço bipartidário, no qual os dois partidos tiveram que ceder em alguns pontos. "Devemos olhar para o futuro para que o que aconteceu com nosso sistema financeiro não aconteça novamete", completou.

Plano de resgate

A Câmara dos Estados Unidos aprovou , por 263 votos a favor e 171 contra, o plano de socorro ao mercado financeiro preparado pelo secretário do Tesouro Henry Paulson. A votação aconteceu nesta sexta-feira.

O projeto, inicialmente avaliado em US$ 700 bilhões, foi então modificado, incluindo mais US$ 150 bilhões em gastos, e aprovado na quarta-feira pelo Senado.

O principal objetivo do plano é comprar os papéis podres de instituições financeiras em dificuldades. Com as mudanças, o projeto passou a incluir mais proteção a poupanças e alguns cortes fiscais. A medida beneficiaria os contribuintes americanos, como  redução de impostos e maior garantia para depósitos.

O Senado já havia aprovado o pacote com alterações nesta quarta-feira por 74 votos a favor e 25 contra.

Para saber mais

Leia mais sobre crise financeira nos EUA