WASHINGTON - A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que o pacote econômico aprovado nesta sexta-feira no Congresso vai ajudar na recuperação da classe média dos Estados Unidos.
"Estamos em uma situação que tem ramificações terríveis para a classe média. E nós queremos evitar isso", afirmou Nancy Pelosi.
"Nós temos que construir uma economia com o foco na classe média. Os especuladores de Wall Street não poderão mais colocar em jogo os ganhos da população dos Estados Unidos", afirmou Pelosi.
Pelosi reforçou que a aprovação veio após um esforço bipartidário, no qual os dois partidos tiveram que ceder em alguns pontos. "Devemos olhar para o futuro para que o que aconteceu com nosso sistema financeiro não aconteça novamete", completou.
Plano de resgate
A Câmara dos Estados Unidos aprovou , por 263 votos a favor e 171 contra, o plano de socorro ao mercado financeiro preparado pelo secretário do Tesouro Henry Paulson. A votação aconteceu nesta sexta-feira.
O projeto, inicialmente avaliado em US$ 700 bilhões, foi então modificado, incluindo mais US$ 150 bilhões em gastos, e aprovado na quarta-feira pelo Senado.
O principal objetivo do plano é comprar os papéis podres de instituições financeiras em dificuldades. Com as mudanças, o projeto passou a incluir mais proteção a poupanças e alguns cortes fiscais. A medida beneficiaria os contribuintes americanos, como redução de impostos e maior garantia para depósitos.
O Senado já havia aprovado o pacote com alterações nesta quarta-feira por 74 votos a favor e 25 contra.
Para saber mais
- Veja como a crise econômica já afetou o Brasil
- Veja os principais pontos do plano de socorro financeiro
- Veja a cronologia da crise nos mercados financeiros
- Confira argumentos pró e contra o plano de resgate
- Entenda a quebra do banco Lehman Brothers
- Entenda o que é um banco de investimentos
- Cronologia da crise financeira que abala os mercados do planeta
Leia mais sobre crise financeira nos EUA