Washington, 29 jan (EFE).- Os pedidos de bens duráveis para as fábricas dos Estados Unidos diminuíram 5,7% no ano passado, a maior contração desde a recessão de 2001, informou hoje o departamento de Comércio.

Em dezembro as encomendas destes bens caíram 2,6% ao se acentuar a diminuição da demanda de quase todos os produtos, exceto os de uso militar.

Este tipo de pedidos foi diminuindo durante cinco meses consecutivos, e a queda no quarto trimestre de 2008 foi ainda mais pronunciada, já que caíram a um nível médio de 4,9% por mês.

Caso se exclua o aumento de 0,6% nos bens de transporte, as encomendas em dezembro caíram 3,6%, o que excedeu a expectativa dos analistas que tinham calculado uma redução de 2%.

O relatório do Governo também ajustou os números de novembro, quando os pedidos de bens duráveis diminuíram 3,7% ao invés do 1,5% informado inicialmente.

O Governo anunciará amanhã seus números do Produto Interno Bruto (PIB), que segundo os cálculos dos economistas teria caído 5,5% entre outubro e dezembro. EFE jab/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.