Tamanho do texto

SÃO PAULO - O PDT sinalizou hoje que deve apoiar a candidatura do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ao governo de São Paulo. Em troca, espera indicar o vice na chapa encabeçada pelo petista.

Embora não tenha definido se será candidato, Mercadante têm sem movimentado e agendado encontros com representantes de outros partidos para discutir a sucessão estadual.

Após uma conversa com o PP na semana passada, hoje ele se reuniu com o presidente estadual do PDT, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho, que condicionou o apoio a possibilidade da legenda indicar o vice.

"Temos bons quadros. No momento certo, vamos apontar um nome", afirmou Paulinho, que prometeu concorrer a mais um mandato na Câmara. "Se não for possível indicar alguém, vamos sentar na mesa e discutir como proceder", acrescentou o deputado. Segundo ele, o senador tem capacidade de agregar outras forças no Estado.

O nome de Mercadante desponta como a grande aposta do PT na corrida ao Palácio dos Bandeirantes após a troca de farpas entre a legenda e o deputado Ciro Gomes (PSB). Em entrevista à Folha de S. Paulo, Ciro classificou o PT paulista de "desastre", o que acabou provocando um mal estar entre os aliados.

Edinho Silva, presidente do PT paulista, avaliou que não há mais clima no partido para apoiar uma eventual candidatura de Ciro. "Diante das declarações e do fato do Ciro não ter desmentido nada na imprensa, fica difícil a manutenção do apoio à essa candidatura", disse.

Nem mesmo um apelo do presidente deve ser capaz de reverter o grau de insatisfação de alguns petistas. "Respeitamos o Ciro, mas não podemos aceitar que o PT seja atacado desta maneira", argumentou Edinho.

O nome de Ciro para a disputa no Estado surgiu com o presidente Lula, que teme que a candidatura do aliado à Presidência possa dividir os votos do eleitorado identificado com o governo. Além disso, seria um palanque forte no maior colégio eleitoral do país para Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e pré-candidato do PT ao Palácio Planalto.

(Fernando Taquari | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.