O secretário americano do Tesouro, Henry Paulson, expressou nesta quinta-feira o desejo de garantir uma transição suave e eficiente com a equipe econômica do futuro presidente Barack Obama.

Dois dias depois da vitória do candidato democrata, num momento em que os mercados estavam em baixa, ele considerou em comunicado que uma "transição metódica e calma" ajudaria os mercados financeiros.

"Felicito o senador Obama por sua eleição, e estou ansioso para trabalhar com sua equipe para garantir uma transição suave e eficiente", declarou Paulson.

"Uma transição metódica e calma é do interesse dos mercados financeiros, e o Tesouro se comprometeu a deixar a nova equipe iniciar os trabalhos já em janeiro", acrescentou.

Eleito na terça-feira, Obama deve assumir oficialmente a presidência no dia 20 de janeiro, mas a designação de seu secretário do Tesouro deve acontecer nos próximos dias. O presidente George W. Bush lembrou nesta quinta-feira a atual crise econômica para afirmar a necessidade de "garantir que a transição seja a mais suave possível".

O secretário do Comércio, Carlos Gutiérrez, também publicou um comunicado expressando sua vontade de colaborar estreitamente com seu sucessor daqui ao dia 20 de janeiro.

A Bolsa de Nova York estava em baixa nesta quinta-feira, em um mercado preocupado com a degradação da economa americana, com o Dow Jones e o Nasdaq perdendo 2,50%.

mj/yw/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.