Tamanho do texto

O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, declarou nesta quinta-feira que a reforma da regulamentação financeira é indispensável, mas ressaltou que ela não deve ser realizada no momento da crise.

"Os Estados Unidos têm que liderar os esforços mundiais na perspectiva da reforma financeira, e precisamos começar fazendo a limpeza em casa", declarou Paulson durante um discurso em Simi Valley (Califórnia, oeste dos EUA).

"Porém, temos que resistir à tentação de responder agora, porque é difícil propor uma solução completa enquanto a crise não estiver terminada", afirmou.

Detalhando as medidas que considera necessárias, Paulson disse que os fundos de investimentos de risco, os chamados 'hedge funds', têm que ser objeto de uma supervisão, já que evoluem atualmente sem qualquer regulamentação.

Sobre as normas contábeis, ele declarou que não conhece "nada melhor que a regra da avaliação a preço de mercado", apesar de aprovar os recentes ajustes para levar em consideração a situação em que o mercado para uma classe de ativos se encontra congelado.

mj/yw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.