Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Paulson anuncia medidas de apoio a Fannie Mae e Freddie Mac

O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, anunciou, neste domingo, três medidas de apoio às instituições hipotecárias de refinanciamento Fannie Mae e Freddie Mac, destacando seu papel central no financiamento do mercado imobiliário.

AFP |

O gigante hipotecário Freddie Mac pretende disponibilizar 3 bilhões de dólares em financiamento de curto prazo, nesta segunda-feira, em um movimento potencialmente decisivo para recuperar a confiança dos investidores.

"Fannie Mae e Freddie Mac desempenham um papel importante em nosso sistema financeiro imobiliário e devem continuar desempenhando esse papel em sua forma atual, como companhias de propriedade de acionistas", declarou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, em um comunicado.

"Esta tarde, depois de trabalhar com as companhias, com o Federal Reserve (FED, o Banco Central americano) e com outros organismos reguladores, o secretário do Tesouro Paulson apresentou um plano que, acreditamos, ajudará a agregar estabilidade durante este período. O presidente (George W.) Bush ordenou ao secretário Paulson para que trabalhe de imediato com o Congresso para agir com esse plano", completou.

Para evitar um risco de liquidez para ambas as empresas, provocadas pela onda de desconfiança que paira sobre elas no mercado, o Tesouro vai aumentar, "de maneira temporária", a linha de crédito que lhes é concedida, disse Paulson.

As condições financeiras dessa ajuda não foram especificadas. O Tesouro vai determinar "os termos e as condições para acessarem a linha de crédito, assim como o montante que poderá ser retirado", explicava a nota.

Para garantir que as duas empresas continuem a desempenhar seu papel, o Tesouro receberá, "de maneira temporária", o poder de comprar ações de ambas as firmas, "se isso for necessário".

O terceiro ponto do plano revelado por Paulson é a atribuição de um poder consultivo ao Banco Central, quando a nova autoridade de tutela de Fannie e Freddie deverá determinar seus níveis mínimos de capitalização e as normas preventivas que deverão respeitar.

fga/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG