O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, anunciou hoje planos para rapidamente estabelecer um programa do governo para assumir os ativos hipotecários problemáticos das instituições financeiras, além de outros esforços para aumentar a compra de títulos lastreados em hipotecas. O governo federal precisa implementar um programa para remover esses ativos sem liquidez que pesam nas instituições financeiras e ameaçam nossa economia, disse Paulson.

Ele planeja trabalhar com o Congresso americano durante o fim de semana para estabelecer uma legislação na próxima semana e pediu "uma pronta ação bipartidária".

Segundo Paulson, o programa precisa ser grande o suficiente para ter "impacto máximo", ao mesmo tempo que protege os contribuintes. "A proteção máxima ao contribuinte será a estabilidade que esse programa de alívio dos ativos problemáticos dará ao sistema financeiro, mesmo que envolva investimento significativo de dólares dos contribuintes", disse.

Paulson afirmou que as agências hipotecárias americanas Fannie Mae e Freddie Mac aumentarão as compras de dívida lastreada em hipotecas. Para facilitar esse esforço, o Tesouro irá expandir o programa de compra de títulos lastreados em hipotecas. "Quando superarmos esse período difícil, e iremos, nossa próxima tarefa será melhorar a estrutura regulatória financeira, para que esses excessos do passado não se repitam", disse ele. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.