Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Patronal adverte que Itália está à beira da recessão

Roma, 8 ago (EFE).- A Confederação das Indústrias Italianas (Confindustria) advertiu que a Itália se encontra à beira da recessão, após a divulgação de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve crescimento zero durante o segundo trimestre do ano.

EFE |

Além disso, o crescimento do PIB se reduziu em 0,3% em comparação com o primeiro trimestre, segundo as primeiras estimativas publicadas hoje pelo Instituto de Estatística italiano (Istat).

Esta evolução anualizada do PIB representa o dado mais baixo desde o terceiro trimestre de 2003, quando esse indicador retrocedeu 0,1%.

Perante estes dados, a Confindustria explicou que a Itália se encontra "à beira da recessão", e assegurou que "o segundo semestre de 2008 será ainda mais difícil que o primeiro".

Segundo as previsões da Confindustria, as condições econômicas internacionais "se agravarão no segundo semestre: o preço do petróleo e o câmbio do dólar frente ao euro, a estagnação da economia americana, a bolha imobiliária também na Europa, e o aumento das taxas de juros".

Para a patronal italiana, a estagnação só começará a ser superada "em meados do ano que vem", graças à baixa do preço do petróleo, à recuperação do dólar e ao corte das taxas de juros por parte do Banco Central Europeu. EFE ccg/gs

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG