Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Pascal Lamy diz que ainda há tempo para encerrar Rodada de Doha em 2008

Genebra, 11 set (EFE).- As maiores economias do mundo estão prontas para negociar de novo a Rodada de Doha e conseguir um acordo ainda este ano, afirmou hoje o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

EFE |

"Minha opinião hoje é de que ainda há espaço para novos compromissos nas próximas semanas, como confirmaram reuniões técnicas que aconteceram em Genebra nos últimos dois dias", declarou Lamy aos legisladores reunidos em um encontro organizado pela União Interparlamentar (UIP).

Na terça-feira e na quarta-feira, os chefes negociadores de comércio de Brasil, Austrália, China, Estados Unidos, Índia, Japão e União Européia (UE) analisaram novas propostas que podem permitir o relançamento do processo.

Após as reuniões, com a rejeição de algumas propostas e a aceitação de outras, os negociadores se despediram com o compromisso de levarem o discutido a seus respectivos Executivos e voltarem na próxima semana a Genebra com compromissos concretos.

Estes seis países e a UE foram os mesmos que lideraram a reunião ministerial que aconteceu em julho e terminou em fracasso, entre outros aspectos, pois não houve acordo sobre a volta das salvaguardas para os produtos agrícolas.

"O que precisamos agora é de mais liderança e coragem", acrescentou Lamy, que advertiu que "novos atrasos enfraqueceriam o sistema multilateral de comércio e a capacidade de cumprir os Objetivos do Milênio". EFE mh/wr/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG