Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Parecer sobre Itaipu deve sair em 10 dias, crê Lobão

SÃO PAULO - Os técnicos brasileiros e paraguaios debruçados há algumas semanas na análise das contas da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional deverão manifestar um parecer nos próximos dez dias. A informação foi dada hoje pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que participou do 9º Encontro de Negócios de Energia, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Valor Online |

Ao rebater os argumentos do governo paraguaio, que reclamam do preço que o Brasil paga pela energia não utilizada pelo país vizinho, Lobão afirmou que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi " engrupido " , referindo-se ao fato de que ele foi levado a acreditar que o Brasil não está cumprindo o tratado firmado pelos dois países.

O ministro garantiu, no entanto, que o governo brasileiro está pagando, conforme acordado, US$ 45 por cada MWh de energia que compra dos vizinhos. O argumento é contestado pelos paraguaios, que dizem receber apenas US$ 2 por MWh. " É uma diferença abissal, que essa comissão irá esclarecer " , disse Lobão.

Ao discursar sobre o Tratado de Itaipu, o ministro afirmou que sua criação, em 1973, foi possibilitada pelo que chamou de " genialidade diplomática " do governo militar. Os militares também foram fartamente elogiados por Lobão quando tratou do desenvolvimento econômico do país durante os últimos 50 anos. Na opinião de ministro, o que ocorreu entre 1964 e 1985 não foi uma ditadura, mas sim um " estado de exceção autoritário " . " Ditadura foi na época de Getúlio Vargas " , comparou Lobão.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG