Dicas para se dar bem no primeiro dia de emprego
Redação EdiCase
Dicas para se dar bem no primeiro dia de emprego

Profissionais explicam como se comportar adequadamente e não cometer gafes

O primeiro dia de trabalho normalmente causa certo desconforto, pois, já que “a primeira impressão é a que fica”, é conveniente tomar cuidado para que essa primeira impressão seja a melhor possível. Algumas pessoas acham que devem falar o máximo possível para criar intimidade com os colegas, outras querem dar palpites para demonstrar a eficiência, mas essas podem não ser as melhores atitudes.

> Semana de trabalho com 4 dias tem ganhado espaço em empresas

Comportamentos indicados 

A autora do livro Postura Profissional, Rosana Fa, aconselha que, no primeiro dia de trabalho, o profissional se porte de forma simpática, mas deixe que a intimidade e a descontração sejam construídas com o tempo.

Cuidado com o exagero 

O diretor de projetos e coach executivo da Apoema Inteligência em Pessoas, Marcos Tonin, explica que é comum que o profissional se sinta desconfortável no primeiro dia de trabalho, pois ele costuma ser cheio de informações novas e pessoas desconhecidas. No entanto, não é necessário ficar apavorado nem com receio de cometer gafes.

“Coloque-se numa posição de humildade, cumprimente as pessoas, diga de onde veio, o que vai fazer e como pretende se integrar no grupo. Evite discursos de como você foi muito bem na entrevista e como foi escolhido no meio de tantos outros profissionais”, completa. 

> Invista na carreira profissional que você gosta

Ainda de acordo com o profissional, a ideia é ser recebido e não ficar falando das suas qualidades. “O novo profissional, deve, antes de tudo, entender qual a postura das pessoas da empresa, qual a cultura, se o ambiente é formal ou informal e procurar se adaptar a ele. Isso facilita as coisas”, indica Marcos Tonin.

Outras dicas para o primeiro dia 

Segundo Juliana Rizo, diretora executiva do Posh My Style, é comum estar ansioso e cheio de energia no primeiro dia de trabalho. Por isso, é necessário ter cautela para não invadir o espaço de ninguém. “Haja com educação e naturalidade. Seja discreto e não tente ficar íntimo de seus colegas logo no primeiro dia. A confiança e o reconhecimento vêm com o tempo”, recomenda.

> Primeiro emprego: dicas para conquistar a vaga dos seus sonhos

A profissional também indica ser simpático e, caso tenha alguma dúvida, perguntar. “Não se esqueça da pontualidade. Chegar atrasado logo no primeiro dia de trabalho é inaceitável. Por isso, procure planejar o trajeto com antecedência e caso tenha algum imprevisto, ligue avisando”, ressalta Juliana Rizo. Além disso, evite falar do antigo emprego, independentemente se sua experiência foi boa ou ruim.

Acompanhe outras dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode!’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!