Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Para Multiplan, aquisições oferecem pouco retorno

SÃO PAULO - O presidente da Multiplan, José Isaac Peres, afirmou que a companhia está atenta a possíveis aquisições no mercado, porém ressaltou que as ofertas costumam implicar retorno por volta de 4%, enquanto os shopping centers da Multiplan trazem um retorno de 20%. O mercado não oferece nada muito bom, nada em linha com os empreendimentos que construímos, então ficamos nesse dilema entre o imediatismo e o desenvolvimento. Temos muito mais facilidade em fabricar shoppings, disse Peres durante teleconferência.

Valor Online |

Atualmente, a carteira de shoppings da Multiplan totaliza 13 unidades, sendo que duas foram aquisições e o restante construções próprias.

Dos R$ 471,2 milhões investidos pela companhia no ano passado, R$ 380 milhões foram direcionados a novos empreendimentos, que acrescentaram 49 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) ao seu portfólio, atualmente de 533.741 metros quadrados.

Por meio de uma oferta subsequente, a Multiplan aumentou a liquidez de suas ações, o que possibilitou o lançamento de novos projetos, segundo a companhia.

Em novembro, foi anunciado o Park Shopping São Caetano, em São Paulo e, em janeiro, o Jundiaí Shopping, no interior de São Paulo. Já no mês passado, foi a vez do Village Mall, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Esses três novos shoppings, somado ao Shopping Maceió, que retornou ao portfólio da companhia mas ainda não teve suas obras iniciadas, representam um investimento total de R$ 932 milhões e um acréscimo, nos próximos dois anos, de aproximadamente 135 mil metros quadrados à ABL.

Para o primeiro ano de operação desses quatro shoppings, espera-se uma receita operacional líquida da ordem de R$ 104 milhões, e, para o terceiro ano, um montante na faixa dos R$ 129 milhões.

Segundo informação da assessoria de imprensa, um empreendimento demora entre 18 a 24 meses para ficar pronto, de forma que, para 2010, a Multiplan não conta com muitas inaugurações.

Peres explicou que o prognóstico é de entrega de 200 novas lojas este ano, por conta de duas expansões atualmente em curso - do BH Shopping, em Belo Horizonte, e do Park Shopping Barigui, em Curitiba - que serão inauguradas este ano.

Hoje a companhia divulgou resultados financeiros relativos ao quarto trimestre de 2009 e, há pouco, as ações tinham valorização de 0,67% a R$ 29,66.

(Karin Sato | Valor)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG