SÃO PAULO - O ministro saudita do Petróleo, Ali al-Naimi, avalia que o mercado de petróleo está equilibrado e que a atual produção de óleo cru da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é apropriada.

Ele considerou ainda que o cartel fez grandes esforços para estabilizar o mercado e, por isso, ele se encontra bem equilibradoe os estoques estão em posição saudável.

Os ministros do Petróleo da Opep estão reunidos em Viena nesta terça-feira para discutir os níveis de produção do grupo para os próximos meses. Muitos analistas acreditam que o organismo não deve alterar o atual patamar de produção.

O ministro da Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, por exemplo, vai nessa direção. Ele defende que a Opep mantenha suas cotas de produção, mas continue vigiando com atenção o comportamento dos mercados. Antes, porém, o governo venezuelano se mostrou favorável a uma redução na produção.

Ramírez chamou a atenção para o recente fortalecimento do dólar frente ao euro e a outras moedas e afirmou que a flutuação nos preços do petróleo mostra que existe um forte fator especulativo no mercado.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.