Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Para Meirelles, grandes bancos vão às compras

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que os grandes bancos têm todo o interesse em adquirir a carteira de crédito de instituições de pequeno e médio porte. A afirmação foi feita a propósito da divulgação, na quinta-feira, da mudança na regra do depósito compulsório que favorece a negociação de carteiras entre instituições, medida que deve ajudar os bancos de menor porte que têm enfrentado problemas de liquidez diante da crise internacional.

Agência Estado |

Logo após votar em uma escola municipal em Anápolis, cidade goiana onde nasceu e que conta com 217 mil eleitores, Meirelles disse que os bancos de menor porte têm "boas carteiras de crédito". Essa condição, segundo ele, faz com que essas instituições "tenham totais condições de vender suas carteiras porque os bancos grandes têm todo o interesse de comprar".

O presidente do Banco Central argumenta que o interesse dos grandes bancos existe porque uma eventual aquisição liberaria recursos atualmente depositados no Banco Central. Esse dinheiro pode ser usado pela instituição compradora para qualquer fim, como empréstimos ou operações de tesouraria. "Caso contrário, teriam de deixar o dinheiro depositado no BC", disse. Para as instituições menores, o interesse em vender existe porque há falta de recursos em caixa e dificuldade em se captar dinheiro no mercado com a crise global.

Durante a rápida entrevista, Meirelles foi questionado sobre uma eventual saída sua do Banco Central para tentar um cargo político, possibilidade freqüentemente citada no bastidor político em Goiás. Ele lembrou que é preciso manter "total atenção, total foco na gestão da política macroeconômica brasileira" diante da crise internacional. "Não é momento para qualquer outro tipo de pensamento", disse ao ser questionado se seria candidato ao governo goiano em 2010. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG