Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Para entidades dos EUA e UE, acordos por setores ajudariam Doha

BRUXELAS (Reuters) - Representantes comerciais da Europa e dos Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira acordo em setores industriais específicos para cortes de tarifas poderiam aumentar as chances de sucesso para a conclusão da Rodada de Doha. Acordos setoriais sobre tarifas pelo G20... poderiam reduzir significativamente a distância na direção de facilitar a conclusão da Rodada de Doha, afirmaram a BusinessEurope e uma associação norte-americana de produtos manufaturados em carta enviada aos representantes comerciais da União Européia e dos Estados Unidos.

Reuters |

"A fim de oferecer propostas que prometam substancial abertura de mercados para o mundo, entretanto, há a necessidade de reduções adicionais de barreiras tarifárias e não-tarifárias pelos países emergentes como China, Brasil e Índia", afirmaram as associações, em carta obtida pela Reuters.

As negociações na Rodada de Doha, que já se arrastam por sete anos, ganharam impulso após a reunião do G20, no último final de semana, quando líderes mundiais afirmaram que a conclusão da rodada poderia ajudar a economia global na atual crise financeira.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, afirmou nesta quinta-feira que decidirá em breve se convoca uma reunião ministerial antes do final do ano, numa tentativa de concluir Doha.

(Reportagem de Darren Ennis)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG