Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Para embaixador, Rodada Doha não será concluída em 2008

RIO - O otimismo demonstrado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em relação à conclusão da Rodada Doha não é uma unanimidade. Para o embaixador Sérgio Amaral, diretor do centro de estudos americanos da FAAP, existe a possibilidade de a rodada não ser fechada este ano.

Valor Online |

Amaral ponderou que embora as rodadas anteriores da OMC também tenham demorado para ser concluídas, Doha tem uma característica específica que torna os debates mais difíceis.

As outras rodadas tinham sempre um bloco de países para empurrá-las. Hoje, todos tem posições defensivas, afirmou Amaral, que participa, hoje, do Fórum Especial promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos.

O embaixador também fez coro com as críticas feitas mais cedo pelo governador paulista José Serra, sobre a preferência do governo brasileiro pelas negociações multilaterais. Segundo Amaral, apesar da integração da América do Sul ser desejável, ela não parece possível no curto prazo.

Temos que caminhar para as negociações bilaterais. Foi um erro estratégico apostar todas as fichas na negociação multilateral, ressaltou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG