Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Para Celso Amorim, só reunião em dezembro salva Doha

GENEBRA - O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta segunda-feira que a única receita para evitar um novo fracasso nas negociações da Rodada de Doha é realizar uma reunião ministerial em dezembro. Não temos outra opção a tentar, respondeu hoje à pergunta sobre se não seria arriscado convocar outra ministerial que pudesse acabar em fracasso, disse Amorim

EFE |

"Se não tivermos uma ministerial, então sim, será um fracasso", acrescentou o ministro em entrevista coletiva junto à nova comissária de Comércio da União Européia, Catherine Ashton.

Ambos se disseram convencidos da necessidade de convocar uma movimente reunião ministerial em Genebra em dezembro, apesar de que, em nível técnico, não se tenha avançado desde o último encontro de julho.

"Tenho esperança de que encontraremos soluções particulares para os casos particulares", afirmou Ashton em relação aos temas específicos que preocupam a diversos países e que poderiam comprometer a negociação final.

O G20, grupo que reúne os países mais ricos do mundo e as nações emergentes, defendeu, em seu último encontro, em Washington, a realização uma reunião ministerial em Genebra que conclua com as negociações da Rodada de Doha, iniciadas há mais de sete anos.

A decisão sobre a convocação deve ser tomada pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

Sobre a transição do Governo americano esteja em processo de transição, Amorim disse não considerá-la um problema, mas que, ao contrário, conseguir um acordo facilitará o trabalho da nova administração.

"O novo Governo terá duas opções, aceitar o texto ou repeli-lo, se não os concluirmos agora, é claro que o quererão modificar, e então teremos que voltar a negociar", acrescentou.

Por sua vez, Ashton disse que "completar a rodada demonstraria que podemos trabalhar juntos e que o comércio é parte da solução"

Leia tudo sobre: doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG