Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Para Abras, Natal eleva faturamento dos supermercados em 10%

SÃO PAULO - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou nesta quinta-feira que espera um crescimento de 10% no faturamento do setor em dezembro deste ano, quando comparado ao último mês de 2007. Impulsionado pelas vendas do Natal, os supermercados devem apresentar ainda boas vendas nesse fim de ano, afirmou Sussumu Honda, presidente da associação. Em pesquisa realizada anualmente com as 500 maiores empresas do país, a Abras mostra que os supermercadistas estão ainda mais otimistas. O levantamento, que analisa o comportamento e as expectativas do setor quanto às festas de fim de ano, mostra que 82% das pesquisadas prevêem uma expansão de 14% nas vendas, somente nas semanas do Natal e do Ano Novo, com relação ao mesmo período do ano passado.

Valor Online |

O otimismo é fruto principalmente do aumento dos pedidos registrados pelas empresas: 71% delas afirmaram que as encomendas foram superiores às do ano passado. "Somente com relação aos importados as expectativas são mais conservadoras, por causa da instabilidade do câmbio", afirmou Honda.

Ele explicou que, apesar do crescimento das encomendas, os supermercadistas esperam um consumidor mais atento aos seus gastos. De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados acreditam que as pessoas estarão mais conservadoras no fim desse ano, principalmente por causa dos temores das consequências da crise.

A queda na confiança do consumidor também serve de base para previsões não tão positivas da Abras para o início do ano que vem. "O setor começa a se preocupar com o primeiro trimestre de 2009. Não dá pra imaginar que nosso mercado não vai ser nunca afetado em nada", disse o presidente da entidade.

Além disso, Honda explica que os preços não devem subir mais, o que pode impedir que os ganhos se expandam como aconteceu em 2008. A associação, no entanto, ainda não estimou os números para o próximo ano.

Já para 2008, as expectativas da entidade ainda ficam em um raio positivo. A Abras estima que o setor deve apresentar um faturamento de R$ 150 bilhões, o que representaria um crescimento de cerca de 9%, em relação ao ano passado.

Leia tudo sobre: abras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG