BRASÍLIA - Uma pane em um transformador na subestação Brasília-Norte deixou alguns trechos da capital da República, inclusive a Esplanada dos Ministérios, sem energia elétrica, na manhã desta terça-feira. O incidente deixou linhas de transmissão sem operação, por volta das 10h30, segundo esclareceu a Companhia Energética de Brasília (CEB). O defeito sobrecarregou também a linha Brasília-Sul, diz a CEB, em nota.

As regiões da Asa Norte, Setores Bancários Sul e Norte, Setores de Rádio e TV Sul e Norte, Esplanada dos Ministérios, Lagos Sul e Norte (todas no Plano Piloto de Brasília), e as cidades-satélites do Paranoá, Sobradinho, Planaltina, além do núcleo rural do PADF, foram todas afetadas.

A empresa de energia informou que, meia hora depois, "a situação foi normalizada", mas quem estava na área atingida pelo blecaute informa que a energia foi cortada por três vezes, levando quase uma hora para o restabelecimento total.

A CEB diz que regiões mais distantes, como as cidades satélites de Sobradinho, Planaltina e o PA-DF (a mais de 20 quilômetros do centro do Plano Piloto), tiveram a energia restabelecida por volta das 12h30.

"A CEB Distribuição reitera que o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido nas áreas afetadas. A companhia continua trabalhando para garantir a distribuição de energia em todo o DF", revela a nota. O número de clientes atingidos e eventuais prejuízos não foram aventados pela distribuidora.

(Azelma Rodrigues | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.