Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Panasonic vai recomprar a Sanyo

O gigante japonês da eletrônica e dos eletrodomésticos Panasonic concluiu um acordo de princípio com seu compatriota do mesmo setor Sanyo para a compra deste último, uma fusão que será anunciada no fim da semana, segundo a imprensa local nesta segunda-feira.

AFP |

O plano prevê que a "Panasonic vai se tornar a primeira acionista da Sanyo pela oferta de compra e transformar este último em filial a partir de abril de 2009 (novo ano orçamentário)", escreveu na capa o jornal econômico Nikkei.

Desde sábado primeiro de novembro, os jornais japoneses falam desta possível fusão que, segundo o Nikkei, será anunciada conjuntamente em 7 de novembro pela Panasonic e pela Sanyo.

"Os presidentes das duas empresas se encontraram e fecharam um acordo de base", disse nesta segunda-feira o jornal.

Os grupos financeiros japoneses Sumitomo Mitsui Banking, Daiwa Securities SMBC e americano Goldman Sachs são atualmente os três maiores acionistas da Sanyo, desde que este último, quando estava em plena crise e em fase de reestruturação, vendeu-lhes ações preferenciais em 2006.

Se a Panasonic comprar estas ações preferenciais destes três grupos e transformá-los em ações comuns, passará a controlar 70% dos direitos de voto no conselho de administração da Sanyo, explicaram os jornais sem citar fontes.

Com a Sanyo, a Panasonic colocará em seu catálogo novos produtos e ampliará suas atividades a setores atualmente muito promissores, entre eles, em primeiro lugar, as células fotovoltaicas, uma das especialidades da Sanyo ao lado das pilhas de diversos tipos.

A Sanyo é também líder em baterias recarregáveis lítio-íon, carregadores de energias integradas em todos os recentes aparelhos digitais portáteis autônomos (note books, telefones celulares, leitores de música, máquinas fotográficas, etc) e promete um bom futuro (eletrônica, automóvel, indústria).

O faturamento anual acumulado dos dois grupos passará de 90 bilhões de euros, 80% vindos da Panasonic.

kap/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG