Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Países em recessão e ameaçados de recessão na Europa

Segue um quadro sobre a situação atual do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país da zona euro, depois do anúncio oficial de recessão no grupo, pela primeira vez em sua história. A França escapou por pouco.

AFP |

O PIB dos 15 países que usam o euro recuou 0,2% no terceiro trimestre, comparado ao trimestre anterior, segundo estimativa publicada nesta sexta-feira pelo escritório de estatísticas europeu Eurostat.

- PRIMEIRO PAÍS ATINGIDO NA EUROPA: DINAMARCA

A economia dinamarquesa, conhecida por ser uma das mais sólidas da Europa, foi a primeira a recuar. O PIB dinamarquês caiu 0,6% no primeiro trimestre, após um recuo de 0,2% no quarto trimestre de 2007. Depois deste período de desaceleração da atividade, a economia se recuperou um pouco no segundo trimestre (alta de 0,4%).

- PAÍSES EM RECESSÃO HOJE

* A IRLANDA foi o primeiro país da zona euro a entrar em recessão no segundo trimestre, em razão de uma reviravolta no setor de construção e no consumo. O PIB recuou 0,5% no segundo trimestre, após uma baixa de 0,3% no primeiro.

* LETÕNIA também está em recessão no segundo trimestre. O PIB caiu 0,5% após uma contração de 0,5% no primeiro trimestre.

* ESTÕNIA acaba de registrar a terceira queda consecutiva de seu PIB no terceiro trimestre (-1%), após um recuo de 0,8% no segundo e de 0,9% no primeiro, em razão principalmente de uma queda da demanda interna.

* A ALEMANHA, primeira economia da zona euro, que driblava a crise no primeiro trimestre de 2008 graças à competitividade de sua indústria e suas exportações na Europa do Leste, finalmente começou a recuar. Ela entrou em recessão pela primeira vez em cinco anos no terceiro trimestre. Seu PIB caiu 0,5% no terceiro trimestre após uma primeira queda de 0,4% no segundo.

* A ITÁLIA entrou em recessão no terceiro trimestre, com queda de 0,5% do PIB, após baixa de 0,4% no período anterior.

- PAÍSES AMEAÇADOS

* O REINO UNIDO registrou queda de 0,5% do PIB no terceiro trimestre, seu primeiro recuo desde 1992.

* A ESPANHA, fragilizada pela explosão da bolha imobiliária, registrou também queda do PIB, de 0,2%, no terceiro trimestre, a primeira desde 1993. Este mau desempenho encerra uma década de forte crescimento.

* A HOLANDA registrou no terceiro trimestre um crescimento nulo pelo segundo trimestre consecutivo.

- PAÍSES QUE NÃO ESTÃO EM RECESSÃO

* A FRANÇA, com um avanço de 0,1% do PIB no terceiro trimestre, escapou por muito pouco da recessão.

* PORTUGAL, com PIB estagnado no terceiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007, manteve um crescimento de 0,7% em um ano, segundo previsão publicada nesta sexta-feira pelo Instituto nacional de estatísticas.

- NO TOTAL, O CONJUNTO DA ZONA EURO ainda em recessão, pela primeira vez desde sua criação em 1999, com um recuo de 0,2% de seu PIB no terceiro trimestre, segundo o escritório europeu de estatísticas Eurostat.

pta/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG