Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Países asiáticos estudam criação de fundo de resgate financeiro

Manila, 20 nov (EFE).- Delegações da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), da China, do Japão, e da Coréia do Sul se reuniram hoje, em Manila, para estudar a criação de um fundo de US$ 80 bilhões destinados ao resgate das economias da região com problemas financeiros.

EFE |

O ministro das Finanças filipino e anfitrião da reunião, Margarito Teves, disse que os delegados dos 13 países examinaram também a proposta de aumentar o fundo, mas não precisou a quantia.

A criação do fundo foi estipulada em outubro, durante a reunião que os dez líderes da Asean mantiveram em Pequim com colegas da China, Coréia do Sul e Japão, por causa da crise econômica e com o propósito de que qualquer dos 13 países possam usá-lo caso suas instituições financeiras acusem falta de liquidez.

Durante o último semestre, a maioria das divisas asiáticas, exceto o iene japonês, o iuane chinês, e o ringgit malaio, se desvalorizaram frente ao dólar, com o won sul-coreano à frente.

Teves disse que os resultados da reunião em Manila serão examinados no final de novembro no encontro que as delegações dos 13 países manterão na cidade japonesa de Hakkone, antes de ser apresentados aos líderes na cúpula que a Asean realizará em dezembro em Chiang Mai, no norte da Tailândia.

A Asean é integrada por Brunei, Mianmar (antiga Birmânia), Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia, e Vietnã. EFE ad/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG