Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Países asiáticos criam fundo para assegurar liquidez

Manila, 15 out (EFE).- Os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), ao lado de China, Coréia do Sul e Japão, decidiram criar um fundo de capital conjunto para responder no caso de o setor financeiro da região acusar falta liquidez, anunciou a presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo.

EFE |

A governante filipina assinalou que o Banco Mundial (BM) se comprometeu a fornecer US$ 10 bilhões para este fundo, que será um dos assuntos que os líderes dos 13 países asiáticos abordarão na Cúpula Ásia-Europa que será realizada em Pequim nos dias 24 e 25 de outubro.

"O fundo será empregado para comprar aquilo que os banqueiros chamam de propriedades tóxicas e capitalizar instituições financeiras e empresas privadas com problemas de liquidez", disse Macapagal Arroyo durante um seminário empresarial.

A governante filipina não informou se a contribuição ao fundo será voluntária nem sobre a qual será o capital total disponível.

A Asean é integrada por Brunei, Mianmar (antiga Birmânia), Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia, e Vietnã. EFE ad/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG